Descubra quais os cuidados necessários para a saúde bucal dos idosos

Visitas ao dentista são fundamentais para manter o sorriso saudável.

Cuidar da saúde bucal é um bem que todos devem e merecem fazer por si mesmo. Em todas as fases da vida, esses cuidados devem ser mantidos, especialmente na “melhor idade”, que exige uma atenção intensa em relação aos dentes. Por isso, no texto de hoje vamos falar sobre cuidados fundamentais com a saúde bucal dos idosos. Confira as dicas que separamos para você:

Higienização

Primeiramente, para manter a saúde bucal dos idosos sempre em dia, a dica é caprichar na higiene dos dentes, língua e gengiva. Dessa forma, o ideal é fazer a escovação sempre depois das refeições e antes de dormir. Já que essa atitude é indispensável e pode, por exemplo, prevenir alguns problemas.

Além disso, a recomendação é escolher as escovas com cerdas macias, a pasta com flúor e um bom fio dental, pois esses produtos são fundamentais.

Atenção às dores e sintomas

De fato, os idosos são mais sujeitos a problemas bucais por conta das enfermidades comuns na terceira idade, como a diabetes, por exemplo. Podendo favorecer o surgimento de gengivite e inflamações. Por isso, sempre que notar alguma alteração, sangramento na gengiva ou dor, o idoso deve procurar o dentista para fazer o tratamento adequado.

Cuidados com a boca seca

Comum nas pessoas de maior idade, a xerostomia, conhecida por boca seca, é um problema caracterizado pela redução da produção de saliva. De fato, pode decorrer de alguns distúrbios de saúde, do uso de medicamentos ou quimioterapia.

Dessa forma, como a saliva é responsável por remineralizar os dentes e proteger os tecidos bucais. Sua diminuição pode ocasionar o surgimento de cáries, mau hálito, dificuldades de mastigação e doenças periodontais, além de prejudicar na fixação da dentadura.

Para amenizar este problema, o idoso precisa beber bastante água e ir ao dentista para que o profissional possa indicar meios para evitar esse incômodo.

Cuidados saúde bucal para idosos

Visitas ao dentista

Para que a saúde bucal dos idosos seja sempre mantida, frequentar o dentista com regularidade é muito importante. Desse modo, existe inclusive profissionais de odontogeriatria, que são especializados em estudar e resolver os problemas dentários de pacientes desta fase da vida, que exige cuidados com a alimentação e com o tempero das comidas.

Já que a sensibilidade gustativa dos idosos pode sofrer alteração fazendo com que eles exagerem no sal e no açúcar sem perceber o excesso desses ingredientes.

Próteses

As próteses removíveis precisam de um cuidado especial. Elas devem ser higienizadas fora da boca, com escova e creme dental específico. Para intensificar a limpeza, soluções efervescentes feitas exatamente para a higienização da peça também podem ser utilizadas.

Embora esses cuidados sejam simples, eles merecem atenção. Se você precisa de algum tratamento odontológico, conte com a ajuda de quem é referência no mercado. Acesse o nosso site, conheça nossos serviços e agende uma avaliação. Nossos dentistas estão prontos para te ajudar a manter o seu sorriso sempre bonito e saudável.

Fale com a nossa equipe e tire suas dúvidas. Em Indaiatuba atendemos pelos telefones (19) 3825-5200 e (19) 97405-6607. Para entrar em contato com a nossa clínica em Sorocaba, os telefones são (15) 3442-1342 e (15) 97403-6471.

0

Agende sua avaliação

Indaiatuba/SP Sorocaba/SP

Informe os dados ao ladoabaixo para entrarmos em contato com você!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *