Saúde bucal das crianças: veja os principais cuidados com os dentes dos pequenos

Escovação correta deve ser realizada frequentemente com a ajuda dos pais

Sem dúvida, ensinar seu filho a cuidar dos dentes é um investimento para um futuro mais saudável. Desse modo, é preciso adotar atitudes que ofereçam bons exemplos. Para te ajudar nesta tarefa, decidimos listar algumas dicas sobre como cuidar da saúde bucal das crianças. Confira a seguir!

A importância de ensinar bons hábitos

De fato, a infância é um período para assimilar coisas novas. Dessa forma, é nessa fase que os aprendizados são adquiridos e levados para o resto da vida. Por isso, ensinar bons hábitos para melhorar a saúde bucal das crianças é importante para estabelecer uma rotina e uma educação sobre o assunto. Afinal, se as dicas forem colocadas em prática, as condições de saúde serão melhores.

Dicas indispensáveis para saúde bucal das crianças

Para ajudar os pequenos a reduzirem os riscos de cáries e outros problemas, existem algumas dicas indispensáveis como:

  • Escovar os dentes pelo menos três vezes por dia;
  • Utilizar creme dental com flúor para evitar placa bacteriana;
  • Ter uma alimentação saudável e não comer tantos doces para não sofrer com cáries;
  • Usar fio dental com cuidado para remover a placa que fica entre os dentes e a gengiva;
  • Visitar o dentista regularmente e não apenas quando sentir alguma dor ou incômodo.
saúde bucal das crianças

A escovação na infância

Primeiramente, é importante esclarecer que existem particularidades na escovação em cada fase da vida. Por exemplo, os bebês não devem utilizar creme dental. Dessa maneira, como eles ainda não contam com dentes, é preciso higienizar a gengiva com uma gaze umedecida com água.

A partir de um ano, a pasta já pode começar a ser utilizada, mas em pequena quantidade, que deve ser aumentada gradativamente. Pois assim a criança acostuma com seu uso sem nenhum problema ou complicação. Por fim, a partir dos 5 anos a criança já pode começar a fazer a escovação sozinha.

Como escovar os dentes das crianças?

Inegavelmente, sabemos que esse é um assunto que gera algumas dúvidas além das tratadas acima. Por isso, preparamos um passo a passo para fazer a escovação correta e ajudar a saúde bucal das crianças. Veja:

1º passo

A escovação deve começar com a escova paralela a língua da gengiva. Dessa maneira, os movimentos circulares devem ser feitos de quatro em quatro dentes por cerca de 10 segundos em cada grupo.

2º passo

Do mesmo modo, em seguida a dica é deslizar as cerdas vindo da gengiva até a ponta dos dentes. A superfície dos dentes também devem ser higienizadas.

3º passo

A terceira etapa é escovar a face oclusal, que é onde é feita a mordida. Assim, é preciso escovar os dentes do fundo até os da frente com movimentos de vai e vem.

4º passo

Por fim, o recomendado é fazer a escovação da parte interna dos dentes e da língua para eliminar bactérias que podem causar mau hálito. Em seguida, basta enxaguar.

Gostou do nosso texto sobre a saúde bucal das crianças? Compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas fiquem por dentro das nossas dicas!

E se você procura uma clínica bem estruturada e com procedimentos de qualidade, vem para Oral Sin!

Acesse o nosso site e conheça os tratamentos realizados pela nossa equipe especializada!

2+

Agende sua avaliação

Indaiatuba/SP Sorocaba/SP

Informe os dados ao ladoabaixo para entrarmos em contato com você!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *