Quais são os tipos de aparelho ortodôntico e como funcionam.

Fixo, estético e móvel estão entre os tratamentos mais aderidos

Ao iniciar um tratamento com aparelho ortodôntico, é comum que o paciente fique na dúvida sobre qual modelo escolher. Essa escolha deve ser feita com o dentista, afinal isso pode determinar os bons resultados do tratamento.

Tão importante quanto, serão as visitas frequentes para manutenção e os cuidados do paciente. Entre os tipos mais comuns de aparelhos ortodônticos estão o fixo, o estético e o móvel. Saiba mais sobre cada um deles:

Aparelho Fixo

Este é o tipo de aparelho ortodôntico mais comum. De tal forma que sua estrutura é compostas por bandas, fios e bráquetes. Seu objetivo é fazer com que os dentes sejam puxados e se movam gradualmente em direção à posição correta. Este modelo conta com as famosas borrachinhas coloridas, que devem ser trocadas a cada consulta de manutenção.

Aparelho Fixo Estético

Ele possui a mesma função que o aparelho fixo de metal, com a finalidade de corrigir os dentes tortos e desalinhados, porém, para manter uma estética mais agradável e discreta, ele é feito de materiais transparentes.

Seus bráquetes geralmente são produzidos com policarbonato, porcelana e safira, desse modo, oferecem maior discrição, são mais resistentes ao desgaste. Essa é uma ótima opção para quem deseja corrigir os dentes sem comprometer tanto sua aparência. Quem opta por este modelo deve ter cuidado redobrado com a limpeza, com o intuito de evitar alimentos pigmentados que podem manchar ou deixar as peças amareladas.

Aparelho Móvel

Este aparelho ortodôntico é geralmente indicado para crianças de até 12 anos, pois tem a função de manter os dentes na posição certa.

Justamente por sua atribuição, o aparelho móvel é recomendado por vezes antes após a retirada do aparelho fixo, para conter o natural desalinhamento dos dentes. É importante lembrar, que por mais que ele seja móvel, precisa ser usado constantemente, pois deixar de usá-lo regularmente pode prejudicar o resultado do tratamento.

Aparelho Autoligado

O autoligado não usa a borrachinha colorida para prender os fios aos bráquetes, pois eles já possuem um clipe que prende o fio.

Além disso, são mais estéticos, o autoligado possui outras vantagens em relação ao aparelho ortodôntico convencional, como um tratamento mais rápido e menos dolorido; maior espaçamento entre as consultas (até 3 meses entre uma manutenção e outra); e possibilita uma maior expansão do arco, o que pode evitar extrações que seriam necessárias nos casos do aparelho tradicional.

Alinhador Invisível

Esse aparelho é uma alternativa aos fixos convencionais e, em vez de movimentar os dentes com peças coladas (bráquetes) e fios de metal, ele utiliza uma sequência de moldes dentários removíveis, os chamados alinhadores invisíveis, para corrigir os dentes até 50% mais rapidamente que um aparelho ortodôntico convencional.

Ele é feito sob medida, então se adapta melhor aos dentes, tornando o tratamento menos doloroso para o paciente.

Se você quer saber se precisa usar aparelho? Veja nossa postagem sobre os casos mais indicados para usarem aparelho ortodôntico.

Em Sorocaba atendemos pelos telefones (15) 3442-1342 e (15) 97403-6471. Para entrar em contato com a nossa clínica em Indaiatuba os números são (19) 3825-5200 e (19) 97405-6607.

Cadastre-se e entramos em contato

1+

Agende sua avaliação

Indaiatuba/SP Sorocaba/SP

Informe os dados ao ladoabaixo para entrarmos em contato com você!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *