5 dicas de higiene bucal para quem usa aparelhos ortodônticos

Hábitos saudáveis podem ajudar no resultado do tratamento.

De fato, ter bons hábitos alimentares e de higiene bucal é uma atitude essencial para quem deseja ter um sorriso mais saudável. No entanto, no caso de pessoas que usam aparelho, essa atenção deve ser redobrada, pois os cuidados com os aparelhos ortodônticos são essenciais para que o resultado do tratamento seja ainda mais rápido e eficaz.

Por isso, separamos cinco dicas tanto para quem usa o aparelho móvel quanto o fixo manter a limpeza sempre em dia. Confira:

Faça uma boa escovação

Primeiramente, quem usa aparelho fixo deve investir em uma escova macia e com grande quantidade de cerdas. Uma boa dica é escolher uma escova que tenha canaleta central, pois esse tipo de acessório facilita a limpeza dos bráquetes durante a escovação dos dentes.

Já o aparelho móvel, deve ser higienizado com uma escova com cerdas mais duras e com um creme dental comum, sem exigências específicas. Para a dentição, a escova com cerdas macias pode ser mantida. Nos dois casos, os movimentos devem ser leves e contínuos com o objetivo de remover a placa bacteriana e os resíduos que podem ter ficado entre os dentes.

Use o fio dental

Logo após a escovação, o fio dental deve ser utilizado, pois ele é um excelente aliado para a higiene bucal. Desse modo, o recomendado para quem tem aparelho fixo é aderir um passa fio, que pode, por exemplo, ajudar na entrada do fio dental entre os dentes e as peças.

A fita dental também é indicada, pois é mais fácil de ser utilizada. Além disso, práticas como fazer bochecho com antisséptico ou usar pastilhas antissépticas dissolvidas na água também ajudam na finalização da higiene bucal, pois limpam as bochechas, o céu da boca e lugares que a escova não consegue alcançar.

Dentista fazendo manutenção em aparelho ortodôntico

Não deixe de fazer a manutenção periódica

Além dos cuidados com alimentação adequada e higiene, a manutenção periódica é essencial para o sucesso do tratamento. Dessa forma, esse acompanhamento deve ser realizado por um dentista pelo menos uma vez ao mês, já que serão nessas consultas que o especialista vai te indicar os melhores cuidados e avaliar como anda o seu caso.

Evite quebrar os bráquetes

Sem dúvida, um dos maiores cuidados com aparelho ortodôntico é em relação a quebras. Quem usa o fixo sabe que é comum que vez ou outra algum bráquete acabe quebrando. No entanto, isso só acontece pela falta de cuidados específicos. As principais causas desse dano são os hábitos de roer as unhas, colocar objetos na boca e morder alimentos mais duros.

Por falar em alimentação, alimentos grudentos como balas, chicletes e pirulitos, devem ser evitado. Carnes, frutas e vegetais devem ser cortados em pedaços menores para facilitar a mastigação e evitar danos no acessório. No caso de aparelho móvel, ele deve ser retirado durante as refeições e colocado novamente após a escovação.

Guarde o aparelho móvel em sua caixinha

Os aparelhos ortodônticos móveis devem ser guardados em uma caixinha específica para não serem perdidos e não correrem o risco de quebrar. A caixinha, que geralmente é oferecida pelo próprio consultório, é um local mais higiênico para guardar o acessório. Por isso, deve ser lavado com frequência e até fervido de tempo em tempo.

Esses cuidados com os aparelhos ortodônticos podem fazer muita diferença. Mas, o dentista ideal também garante que o seu tratamento seja finalizado com muito êxito. Nós realizamos tratamentos de ortodontia e temos opções para todos os casos. Fale agora mesmo com a nossa equipe e resolva todos os problemas do seu sorriso!

Em Indaiatuba atendemos na Rua 11 de Junho, 622, no Centro. Nossos telefones de contato são (19) 3825-5200 e (19) 97405-6607. Já em Sorocaba atendemos na Rua Cel. José Pedro de Oliveira, 317, no Jardim Faculdade. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (15) 3442-1342 e (15) 97403-6471 ou através do nosso site.

1+

Agende sua avaliação

Indaiatuba/SP Sorocaba/SP

Informe os dados ao ladoabaixo para entrarmos em contato com você!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *