Bruxismo: conheça os sintomas, as causas e o tratamento do problema

Saiba como a aplicação de botox pode ajudar a condição

Conhecido como bruxismo, o ato parafuncional que aperta e range os dentes pode afetar pessoas de todas as idades. De acordo com especialistas, a disfunção pode causar consequências desagradáveis, como lesões orofaciais, desgastes dentários e distúrbios da articulação temporomandibular (ATM). Quer saber mais sobre o problema? Então continue a leitura e confira as informações que reunimos ao longo do texto!

Sinais de bruxismo

De fato, o bruxismo é uma condição mais comum do que imaginamos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 30% das pessoas sofrem com a doença no mundo. Além disso, ainda segundo a pesquisa, o problema atinge 40% da população brasileira. Por isso, entre os sintomas do bruxismo podemos destacar:

  • Ranger ou apertar muito os dentes;
  • Dentes achatados, danificados e com o esmalte desgastado;
  • Sensibilidade dentária;
  • Dor na mandíbula ou na face;
  • Sensação constante de dor no ouvido ou na cabeça;
  • Recuos de língua.  

Tipos de bruxismo

Existem dois tipos do problema: o diurno e o noturno. Desse modo, chamado também de briquismo, o bruxismo diurno ocorre quando o paciente está acordado. Já o noturno está ligado aos distúrbios do sono.

Bruxismo

Quais as causas do problema?

De fato, não existem causas concretas para sofrer com a condição. No entanto, entre as possíveis razões estão:

  • Estresse, ansiedade e frustração;
  • Alinhamento anormal dos dentes;
  • Problemas do sono;
  • Resposta à dor de ouvido ou dor de dente;
  • Refluxo estomacal;
  • Efeito colateral de medicamentos psiquiátricos;
  • Complicação de problemas como as doenças de Huntington e Parkinson.  

Tratamento

Apesar de não ter cura, o bruxismo pode ser controlado por alguns tratamentos, como o uso de um dispositivo para dormir. O material é feito sob medida e protege os dentes inferiores. Dessa forma, outra boa opção é realizar ações de relaxamento para controlar o estresse e aplicar uma toalha morna no lado do rosto para relaxar os músculos doloridos. Além disso, reduzir a exposição dos dentes e igualar a mordida através de restaurações ou ortodontia também é uma solução para eliminar os sintomas.

O botox pode ajudar nos casos de bruxismo?

Certamente, ao contrário do que muitos pensam, os benefícios do botox vão além da estética. Ou seja, o procedimento que aplica toxina botulínica pode sim auxiliar a saúde bucal. Desse modo, em casos de bruxismo, o tratamento, que é realizado pela Oral Sin, trabalha reduzindo a contração muscular. Assim, o tecido relaxa, a tensão diminui e evita atrito e desgaste entre os dentes.

Realizamos a aplicação de botox e muitos outros tratamentos que podem fazer a diferença no seu sorriso e saúde bucal. Agende uma avaliação e saiba como podemos ajudar você!

A Oral Sin de Sorocaba está localizada na Rua Cel. José Pedro de Oliveira, 317, no Jardim Faculdade. Os telefones de contato são (15) 3442-1342 e (15) 97403-6471.

Em Indaiatuba estamos na Rua 11 de Junho, 622, no Centro. Mais informações podem ser obtidas pelos números (19) 3825-5200 e (19) 97405-6607.

Cadastre-se e entramos em contato

1+

Agende sua avaliação

Indaiatuba/SP Sorocaba/SP

Informe os dados ao ladoabaixo para entrarmos em contato com você!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *